Empreender no ramo alimentício pode ser um investimento de alta rentabilidade para quem quem tem tino para este negócio.
O segmento é tão próspero no Brasil que, mesmo com subida recorde no preço dos alimentos, as projeções são de crescimento para 2022. Isso, depois de fechar 2021 com uma alta de 17% em relação ao ano anterior.
O prazer pelo empreendedorismo no ramo – que é bastante desafiador – e um estudo prévio prévio do modelo de negócio no qual se vai investir e um conhecimento amplo das expectativas do público esperado para seu negócio são só algumas das bases para se diferenciar do convencional.
Entretanto, para ter assertividade e lucrar, o negócio precisa principalmente estar devidamente regularizado e acertar nas estratégias que o diferenciam num setor ávido por novidades.
Por isso, continue a leitura e confira como abrir uma empresa no setor alimentício e se diferenciar dos concorrentes neste conteúdo!
Como abrir uma empresa no setor alimentício?
Primeiramente, sua empresa no setor alimentício precisa estar legalizada, em dia com a receita e com a fiscalização para gerar segurança e estabilidade e assim poder conquistar credibilidade no mercado.
Confira as etapas legais do processo.
Crie o contrato social
O contrato social oficializa a criação de um negócio. Nele, serão identificadas informações como o modelo societário do seu empreendimento alimentício, normas de funcionamento e o tipo de atividade econômica que irá exercer.
Registrar na Junta Comercial de seu estado
Esta etapa deve ser realizada antes mesmo da emissão do CNPJ da empresa. Por meio dela que será feita a consulta de viabilidade, que verifica a compatibilidade das atividades do negócio com a localização onde o empreendimento será instalado.
Ainda, averiguar as probabilidades de sucesso na economia local e gerar o Número de Identificação de Empresas (NIRE). em seguida, faça o registro do CNPJ junto à Receita Federal.
Realize a Inscrição Municipal
A inscrição municipal é uma permissão para funcionamento dentro dos limites de sua cidade e aponta que as atividades exercidas pela sua empresa no setor alimentício estão em conformidade com as leis e diretrizes do município.
Após isso, você precisará solicitar o Alvará de Funcionamento e o de inspeção do Corpo de Bombeiros.
Com essas etapas cumpridas, sua empresa fica legalizada. Entretanto, para atuar no setor alimentício, algumas outras exigências precisam ser cumpridas. Continue a leitura para saber em detalhes como isso é feito.
Confira também: Dicas para regularização da música ao vivo em Bares e Restaurantes.
Documentos específicos para regularizar um empreendimento no ramo alimentício?
Colocar um negócio no setor alimentício pode demandar mais responsabilidades do que em outros segmentos.
Isso porque, por lidar com produção voltada ao consumo humano e envolver a gestão de diversos itens perecíveis, um empreendimento com finalidade alimentar envolve atividades que impactam diretamente em setores como saúde pública, sanitarismo e preservação do meio ambiente, por exemplo.
Por esta razão, o gestor de um empreendimento alimentício deve estar atento a uma série de responsabilidades acessórias, como controle de pragas, cuidados no armazenamento e conservação de alimentos e métodos de produção, dentre outras questões específicas ligadas à assepsia do ambiente.
Tudo isso é verificado e atestado por órgãos de defesa ambiental. Assim, para abrir uma empresa no setor alimentício, além dos trâmites legais de abertura de empresas, seu negócio precisa apresentar os seguintes certificados e alvarás específicos.
Confira a lista para estabelecimentos do setor de alimentos em geral:
- Licença da Vigilância Sanitária;
- Certificado de limpeza e desinfecção dos reservatórios de água;
- Manual de boas práticas;
- Programa de Prevenção a Riscos Ambientais (PPRA – NR9);
- Registro de compra dos alimentos;
- Certificado de controle de pragas e vetores;
- Licença ambiental.
No caso de produção alimentícia em escala industrial, deve-se respeitar a Resolução nº 237 da CONAMA. Neste sentido, são exigidos, também as seguintes avaliação para liberação do funcionamento:
- Potencial de geração de líquidos poluentes (despejos e efluentes);
- Resíduos Sólidos;
- Emissões Atmosféricas;
- Ruídos;
- Potencial de Risco de Explosões e Incêndios.
Como se diferenciar dos concorrentes e obter lucratividade?
Apesar da expansão das modalidades do setor no país, com o aumento dos food services, da alta gastronomia, e dos e aplicativos de entrega, por exemplo – o mercado está saturado com diversas propostas e a margem para inventividade é curta.
Por estas razões, prosperar no setor pode demandar algumas estratégias especiais. Confira algumas dicas que separamos para seu negócio se destacar.
Atenção às tendências!
O consumidor está sempre desejoso por novas descobertas. Mas a maioria das pessoas estão absortas em suas rotinas e acabam se identificando com o que chega até elas.
Com boas pesquisas de mercado, é possível se antecipar às tendências do que vai cair no gosto do público e ajustar sua produção.
Use a modernidade ao seu favor!
A tecnologia é uma aliada do empreendedor visionário. Faça bom uso dos mecanismos de busca na hora se inspirar em modelos de sucesso para criar novas receitas, serviços e soluções para seus clientes.
Invista também nas redes sociais: elas são vitrines para apresentar o que seu negócio oferece de diferencial para clientes em locais remotos sem ter que gastar com divulgação.
Conte com fornecedores de qualidade!
Por fim, a qualidade de seus serviços demandam qualidade de insumos e um estoque que não deixe em déficit os produtos que emplacam mais vendas em seus restaurantes.
Invista em quem prioriza a pontualidade e prima pela entrega de bons produtos e, claro, trabalhe com preços honestos, que não vão impactar negativamente em sua precificação.
Conte com os serviços especializados da BAK para seu negócio em alimentos!
Somos uma contabilidade localizada em Tatuapé e trabalhamos com ênfase no modelo de controladoria digital consultiva, para assegurar a autossuficiência de nossos clientes.
Temos profissionais especialmente capacitados no setor de alimentos. Oferecemos expertise na abertura e regularização destes negócios.
Entre em contato e conheça nossas soluções! Este artigo te foi útil? Temos mais dicas para seu segmento em nosso blog e redes sociais!
Leia também: Escritório Contábil especializado em Bares e Restaurantes de São Paulo: Conheça mais sobre a Bak.