Contabilidade para pet shop no Tatuapé: por que contar com a BAK

O setor dos pet shops foi um dos que estiveram na contramão da crise econômica provocada pela pandemia do Covid-19 e teve um crescimento acima do esperado. Segundo o Instituto Pet Brasil, esse mercado teve uma expansão de 13,5% em 2020, em relação ao ano anterior e chegou a um faturamento de R$ 40,1 bilhões. 

 

A tendência é que os números finais de 2021 permaneçam em alta, com expectativa de que a receita ultrapasse R$ 46 bilhões. Isso assegura dizer que, em 2022, esse mercado segue em expansão. 

 

Então, é perceptível que os pet shops fazem parte de um setor com bastante potencial de crescimento. No entanto, para que uma loja desse segmento siga esse mesmo fluxo, é necessário se ater a determinados parâmetros.

 

Alguns desses fatores são altamente complexos e burocráticos e requerem uma atenção especial, de profissionais qualificados, como os de uma contabilidade especializada. 

 

Diante desse fato, conheça ao ler este artigo os benefícios proporcionados pela BAK Contabilidade a quem precisa do suporte de uma contabilidade para pet shop no Tatuapé. Vamos lá?

 

Por que contar com uma contabilidade para pet shop no Tatuapé? 

Caso seja do seu interesse atuar neste mercado ou, se você já está nele e tem pretensão de se desenvolver legalmente, é necessário contar com o apoio de uma contabilidade especializada para pet shops. 

 

Essa ajuda será útil desde as fases que antecedem à abertura do estabelecimento até às etapas de crescimento, quando as burocracias podem ficar ainda mais significativas. 

 

Isso se deve, principalmente, às consequências do sistema tributário brasileiro, que além de ser considerado o mais complexo do mundo, ainda é altamente oneroso. Essa adversidade impede o crescimento saudável de muitas empresas. 

Abertura e legalização do pet shop

Caso você acredite que o coração da zona leste de São Paulo, mais especificamente em Tatuapé, é uma boa região para você abrir seu pet shop, não está enganado. O bairro é um dos mais tradicionais da capital paulista e oferece uma excelente infraestrutura com shoppings, estação de metrô, área residencial e escolar, etc.

 

Esse processo inicial precisa atender às burocracias da legalização impostas pelo município e estado de São Paulo e também pelas leis que tange a todo território nacional. 

 

Assim, é necessário definir qual será a natureza jurídica do seu pet shop que pode ser: 

 

  • Microempreendedor individual (MEI);
  • Empresário Individual (EI);
  • Sociedade Limitada Unipessoal (SLU);
  • Sociedade Limitada (LTDA);
  • Sociedade Anônima (SA).

 

Ainda será necessário realizar atividades que envolvem a Junta Comercial (JUCESP), a prefeitura e a Receita Federal, que é quando você define nome, obtém seu CNPJ, emite os alvarás de funcionamento, etc. 

 

Leia mais: Contabilidade para comércio em Tatuapé: conheça os benefícios.

Elaboração do planejamento tributário

Essas burocracias iniciais ainda não terminaram. Uma contabilidade também auxiliará na elaboração do planejamento tributário, que é uma estratégia para redução legal de impostos e que te acompanhará no desenvolvimento do seu negócio.

 

Nesse mesmo processo a contabilidade te ajudará na escolha do regime tributário mais adequado à sua loja, que pode ser: 

 

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real. 

 

Esses regimes nortearão a maneira como o seu pet shop será tributado. Cada um tem especificidades, assim como vantagens e desvantagens. 

 

No entanto, o mais habitual é a escolha pelo Simples Nacional, que é um modelo criado pelo governo justamente para desburocratizar o pagamento de impostos. Todos os tributos são incorporados por uma única guia, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). 

 

No caso de seu estabelecimento ter um faturamento anual superior a R$ 4,8 milhões ou se desenquadrar de algum dos requisitos exigidos para esse regime, você terá que escolher entre Lucro Presumido e Lucro Real. 

 

Além do mais, o Simples Nacional segue uma tabela de alíquotas na qual um pet shop pode se enquadrar no Anexo I (comercial), onde o percentual cobrado vai de 4% a 19%, ou Anexo III (serviço), com percentual de 6% a 33%. 

 

Então, há situações em que esse regime, mesmo sendo mais simples, pode ser mais oneroso que os outros dois. Justamente por isso é importante ter constantemente o acompanhamento contábil e elaborar um planejamento tributário assertivo. 

 

Esse planejamento também será útil para que sua loja possa: 

 

  • Aproveitar os benefícios fiscais;
  • Acompanhar a legislação tributária vigente;
  • Realizar a recuperação fiscal. 

Controle do fluxo de caixa

A BAK Contabilidade também ajudará você, e seu negócio, no controle do fluxo de caixa, que é imensamente importante para a rotina financeira do seu negócio. 

 

Essa atividade possibilita que o gestor acompanhe todas as movimentações de saída e entrada dos recursos. 

 

Isso faz com que haja compreensão clara da situação financeira atual do pet shop, o que garante ao empreendimento um capital de giro suficiente para custear todas suas próximas operações. 

 

Além disso, a contabilidade também te auxiliará a ter um controle financeiro maior, a fim de que você possa utilizar seus recursos da melhor maneira possível, evitando gastos supérfluos, reduzindo custos e, dessa forma, aumentando a lucratividade. 

Escrituração contábil

Uma das exigências do governo é a escrituração contábil, que é um registro fiscal de cada operação financeira que gera algum impacto no seu patrimônio financeiro, ou seja, compras, vendas, empréstimos, recebimentos ou investimentos. 

 

Esse mecanismo é fundamental para entender se o pet shop está regredindo ou crescendo. Com a ajuda da BAK Contabilidade, sua loja se aproximará mais dessa segunda opção. 

 

A obrigação da escrituração contábil é expressa na legislação brasileira, por intermédio do Código Comercial, da Lei das Sociedades por Ações da Legislação Tributária e das Normas Brasileiras de Contabilidade.

Conte com a BAK Contabilidade no Tatuapé

O auxílio de uma contabilidade para pet shop no Tatuapé é fundamental para que sua loja alcance um desenvolvimento sustentável e garanta retornos positivos e lucrativos, acima de tudo. 

 

Mas você percebeu que esse processo não é tão simples, e no decorrer da trajetória, pode encontrar muitas burocracias e grandes desafios. É nesse momento que o apoio da BAK Contabilidade torna-se ainda mais importante. 

 

Estamos localizados no bairro Tatuapé, em São Paulo, e contamos com uma equipe especializada em com vasta experiência em contabilidade para diversos segmentos. Nossa missão é ajudar os nossos clientes a vencerem seus desafios. Por isso, conte conosco e com os nossos profissionais. 

 

Confira algumas das nossas soluções para o seu negócio:

 

  • Assessoria contábil;
  • Assessoria fiscal;
  • Departamento pessoal;
  • Recuperação tributária.

 

Entre em contato conosco e agende uma conversa! Se você deseja ter acesso a mais conteúdos como este, acesse o nosso blog e não deixe de seguir as nossas redes sociais

 

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