Controlar as finanças de um negócio pode ser uma tarefa complicada, coisa igual de tempo e dedicação, para além das atividades que envolvem a gestão e as principais atividades econômicas de um negócio.
No entanto, o controle financeiro empresarial de um negócio é um dos fatores mais fundamentais na manutenção do condicionamento financeiro da empresa, garantindo a execução de suas atividades econômicas de forma eficiente.
Qualquer empreendedor que abriu ou pretende abrir sua empresa é acometido por diversas dúvidas a respeito de como manter um controle financeiro ordenado após sua abertura, não é mesmo? Por isso, nos submetemos a lhe ajudar nessa jornada.
Saiba agora os principais segredos para o domínio das finanças de seu negócio de forma simples e estratégica e assuma o controle financeiro empresarial seu negócio!
O que é o controle financeiro empresarial?
O controle financeiro empresarial é definido pelas ciências contábeis como o gerenciamento e controle das atividades operacionais do setor financeiro com o intuito de panoramizar a situação econômica de uma empresa.
É de caráter primordial que qualquer empresa tenha traçado um plano financeiro para o condicionamento de seus processos econômicos logo após a sua abertura.
Sabemos que essa ação se faz necessária pois desde o processo de abertura de uma empresa, ela é acometida por custos e gastos operacionais e tributários.
Portanto suas despesas e receitas têm de ser coordenadas de forma ordenada para que a empresa não venha a sofrer rombos financeiros que comprometam o pleno funcionamento de suas atividades.
O sucesso e expansão de qualquer empresa também depende diretamente do seu controle financeiro, portanto mantê-lo ordenado e bem gerenciado é essencial para a sua análise e compreensão de forma assertiva possibilitando a geração de insights e criação de estratégias que viabilizem a expansão de seu negócio.
Um gerenciamento e condicionamento eficaz da saúde econômica da sua empresa são feitos através de alguns processos contábeis e econômicos que podem envolver certo nível de complexidade além de determinado tempo, esforço e principalmente organização.
Além disso, o controle financeiro de uma empresa se relaciona e sofre com interferências diretas sobre diversos fatores econômicos externos que podem influenciar sem desvios no faturamento e na situação financeira da sua empresa.
Aprenda mais sobre: Quanto custa abrir uma empresa: tudo que você precisa saber.
Qual a importância da implementação de um controle financeiro empresarial em seu negócio?
Controle financeiro de um negócio é um elemento primordial para o seu sucesso, sem ela o condicionamento das atividades operacionais da sua empresa pode estar gravemente comprometido e seu crescimento e expansão se tornam inviáveis.
Dentre os vários benefícios que uma gestão financeira empresarial bem elaborada e gerenciada pode proporcionar a um empreendimento podemos listar:
Garantia do condicionamento das atividades econômicas da empresa;
Corte de gastos estratégicos e economia e recursos financeiros;
Aumento da taxa de lucratividade;
Instituição de reservas financeiras de caráter emergencial;
Geração de insights com base no panorama financeiro da empresa;
Prevenção à falência.
A gestão do controle financeiro empresarial será responsável por acompanhar e controlar as operações financeiras da sua empresa, auxiliando no controle das despesas sobre as receitas e equilibrando as finanças empresariais e viabilizando a realização de investimentos, sua consequente expansão e crescimento.
O controle financeiro também é capaz de gerar um panorama certeiro para sua empresa, viabilizando a realização de investimentos e constituição de reservas financeiras de caráter emergencial.
Leia também: Plano de Negócios para Restaurantes e Bares: entenda como fazer.
Como implementar um controle financeiro empresarial em seu negócio? Conheça o passo a passo
Agora você já tem um panorama mais sólido sobre a importância de se estabelecer um controle financeiro eficiente.
A seguir indicaremos os principais passos e dicas para a estruturação de um plano de controle financeiro com excelência para o condicionamento da saúde financeira de sua empresa e o impulsionamento de seu negócio.
Levante um capital de giro
Um dos principais elementos a ser levado em consideração na estruturação do seu negócio é o capital de giro. O capital de giro é o indicador responsável por definir o montante necessário para que uma empresa movimente seus negócios.
O capital de giro em uma empresa é obtido através da análise da situação econômica da empresa levando em consideração suas despesas e suas receitas.
O resultado é referente a todos os custos necessários para o condicionamento das atividades econômicas da empresa como gestão e reposição de estoque, aquisição de matéria prima, pagamento de funcionários, manutenção do maquinário, impostos dentre outros desembolsos.
O cálculo do capital de giro em uma empresa é feito através da diferença do valor da soma das despesas e a soma de seu faturamento, levando em consideração as contas a serem recebidas.
Controle e sistematize o fluxo de caixa de sua empresa
O gerenciamento do fluxo de caixa de uma empresa é o principal fator responsável pela monitoração financeira da sua empresa, pois possibilita um controle efetivo das contas a serem pagas e recebidas pela organização.
A gestão do fluxo de caixa de uma empresa é baseada no registro das operações financeiras e monitoramento de seu caixa com base no fluxo de despesas e receitas da empresa, além de permitir o monitoramento e acompanhamento do valor monetário disponível no caixa da empresa em tempo real.
Faça um balanço patrimonial.
O balanço patrimonial é um levantamento bastante importante capaz de explicitar a real situação econômica de uma empresa e que deve ser levado em forte consideração ao se traçar seu panorama econômico.
O balanço patrimonial tem como função fazer um levantamento de todos os bens da empresa, incluindo sua sede, equipamentos e maquinário, assim como suas dívidas, incluindo desde o pagamento de seus funcionários e custos necessários para a manutenção da execução de sua atividade-fim até eventuais empréstimos e despesas que a empresa possa acumular em seu CNPJ.
Faça uma reserva emergencial
Uma reserva financeira emergencial como o próprio nome indica se refere a um montante reservado especificamente para a cobertura de eventuais imprevistos e instabilidades que possam acometer o pleno funcionamento da sua empresa.