Você sabe qual a importância do Fluxo de Caixa e Controle de Estoque para Restaurantes e Bares?

Tanto o fluxo de caixa quanto o controle de estoque são assuntos inerentes a qualquer empresa que trabalha com a venda de produtos alimentícios. 

 

Contudo, quando se trata de restaurantes e bares a administração desses dois elementos é algo essencial para a gestão das finanças da empresa e o oferecimento de produtos de alta qualidade. 

 

Além disso, fazer corretamente a sua gestão é uma atividade chave para a redução de custos por meio da economia e bom aproveitamento dos insumos. 

 

Pensando nisso, criamos este artigo para ajudá-lo a entender a importância do fluxo de caixa e controle de estoque para restaurantes e bares

 

O que é o estoque de um bar ou restaurante? 

No caso dos restaurantes e bares, o estoque diz respeito às mercadorias e matérias primas que são usadas para atividade fim do negócio. Como por exemplo, alimentos, copos, pratos, guardanapos, bebidas entre outros itens essenciais para este tipo de negócio. 

 

O estoque pode ser composto por matéria-prima para a produção, produtos acabados e matérias que podem ser revendidos. 

 

A vista disso, o controle do estoque é fundamental para que os restaurantes e bares saibam quais itens estão disponíveis em seu acervo, quanto tempo eles podem permanecer estocados e quais são os momento mais propícios para realizar reposições. 

 

Leia em seguida: Contabilidade digital consultiva: você sabe como pode ajudar sua empresa?

 

O que é o fluxo de caixa de um bar ou restaurante? 

Fluxo de caixa é uma ferramenta usada no controle financeiro de qualquer negócio independente do segmento ou porte.

 

Sendo o mesmo responsável por registrar as movimentações financeiras de uma empresa. Fazendo um controle de valores que entraram e saíram do caixa do negócio durante um determinado período. Permitindo a identificação da origem de cada um dos recebimentos e pagamentos. 

 

Agora que o leitor já sabe o que é fluxo de caixa e o que é o controle de estoque veja a seguir como estes dois elementos se relacionam.

 

Qual é a relação entre controle de estoque e fluxo de caixa? 

Podemos enxergar a relação entre controle de estoque e fluxo de caixa como uma atividade focada na administração dos recursos físicos e financeiros da empresa. 

 

Afinal, restaurantes e bares sobrevivem da junção entre esses dois fatores, visto que, para adquirir e transformar os itens estocados nos pratos e bebidas servidas é preciso ter caixa cheio. 

 

Dessa forma, se o controle de estoque não ocorre de maneira eficiente, é muito provável que a empresa venha a gastar mais do que deveria com reposição, desabastecendo o caixa sem necessidade. Ou até mesmo que realize compras desnecessárias pela falta de controle do inventário. 

 

Leia mais: Planejamento contábil para bares e restaurantes: entenda a importância.

Como implementar o controle de estoque no seu bar ou restaurante? 

 Confira abaixo quais são os passos principais na implementação do controle de estoque

 

  • Separe todos os produtos por categorias;
  • Estabeleça prazos de controle;
  • Defina um limite para a compra de insumos;
  • Compre de acordo com a demanda do seu restaurante;
  • Defina o melhor modelo de reposição, considerando prazos e procura;
  • Não deixe produtos acumulados.

 

Veja no tópico a seguir por que adotar essa metodologia pode ser a solução mais adequada para alinhar fluxo de caixa e controle de estoque

Qual é a importância do controle de estoque e fluxo de caixa para bares e restaurantes? 

Conforme dito anteriormente, o controle de estoque e o fluxo de caixa são peças chave para um melhor aproveitamento dos recursos financeiros de bares e restaurantes

 

E por isso, devem ser vistos com um olhar mais estratégico, uma conduta que pode proporcionar inúmeros ganhos para os estabelecimentos. 

 

Veja a seguir algumas das vantagens de dar mais atenção a esses dois elementos na sua gestão: 

 

  • Otimização do estoque;
  • Perspectiva de vendas;
  • Projeção de novos pedidos;
  • Planejamento;
  • Produtos mais pedidos e menos pedidos;
  • Maior controle financeiros;
  • Facilidade em analisar como os recursos são gastos. 

 

Se você precisa de ajuda com a gestão de estoque e precisa melhorar o fluxo de caixa do seu restaurante ou bar, conte com a Bak Contabilidade.

 

Temos como principais valores: a obtenção de resultados para seus clientes, valorização e motivação dos colaboradores e busca frequente pelos melhores processos e uso da tecnologia. Além disso, somos especializados em contabilidade para bares e restaurantes

 

Entre em contato conosco e agende uma conversa! Se você deseja ter acesso a mais conteúdos como este, acesse o nosso blog e não deixe de seguir as nossas redes sociais

 

Aproveite e leia também: Tributação de bares e restaurantes: Saiba quais são os impostos em cada regime.

Compartilhe: