Quais são os indicadores de rentabilidade de uma empresa do ramo alimentício?

Ao longo de nossa vida aprendemos a usar métodos de avaliação, como forma de analisar e identificar como está o nosso aprendizado, conhecimento e resultados conquistados. 

 

No mundo empresarial, também se faz preciso utilizar métodos de avaliação, a fim de apurar os fatores que podem impactar em seu desenvolvimento. 

 

Neste artigo iremos conhecer quais são os principais indicadores de rentabilidade de uma empresa do ramo alimentício, quais as funções e o que é apontado por cada um desses indicadores, vamos lá?

O que é rentabilidade?

A rentabilidade de uma empresa se refere a um conceito econômico que indica o nível de sucesso de um determinado investimento econômico com base no grau de retorno do capital investido em determinada empresa ou atividade econômica.

 

O nível de rentabilidade financeira de uma empresa é de importância imprescindível na mensuração de seu desenlace. 

 

No entanto, a análise dos indicadores de rentabilidade responsáveis pela mensuração da rentabilidade de um negócio podem variar de acordo com o porte atividade econômica exercida pela empresa, seus processos operacionais e comerciais, além de outros fatores externos.

 

Como calcular o índice de rentabilidade de uma empresa?

Antes de tudo, para que se chegue ao índice de rentabilidade de uma empresa, seja ela do segmento alimentício ou de outro setor, é necessário saber com precisão qual o montante em específico a que se refere o cálculo do índice de rentabilidade de uma empresa. 

 

No entanto é de suma importância que se conheça bem como esses cálculos são feitos e quais as bases necessárias para que se chegue ao índice de rentabilidade de uma empresa.

 

O cálculo do índice de rentabilidade de uma empresa, de forma geral, é feito através da divisão do lucro total obtido por uma empresa durante um período de tempo pré determinado pelo montante do capital investido.

 

O primeiro passo, imprescindível para o cálculo do índice de rentabilidade de uma empresa de maneira correta, é organizar todos os demonstrativos da empresa como recibos, notas e outros documentos fiscais. 

Esses documentos serão a base primordial para que o cálculo do índice de rentabilidade de sua empresa seja feito de maneira correta e assertiva.

Além disso, é necessário também um alto nível de minúcia e cuidado na hora de analisar os índices financeiros obtidos pelo cálculo, pois sem uma interpretação feita de forma assertiva com base em conhecimentos do mercado econômico, esses serão apenas números soltos.

Leia também: Você sabe qual a importância do Fluxo de Caixa e Controle de Estoque para Restaurantes e Bares?

 

Tipos de indicadores de rentabilidade em uma empresa no ramo alimentício 

Os indicadores de rentabilidade de uma empresa podem possuir diversas naturezas e seus diferentes cálculos podem indicar retornos financeiros com base em operações específicas.

Agora que você já conhece a que se refere o índice de rentabilidade de uma empresa, iremos conhecer seus principais tipos e os indicadores de rentabilidade apontados por cada um deles.

Índice de ativos

O índice sobre o retorno de um ativo é o indicador de rentabilidade de uma empresa responsável por calcular a rentabilidade de uma empresa apenas e somente a partir dos investimentos realizados em seu negócio.

 

Para que se chegue ao resultado do índice de ativos deve-se multiplicar o lucro líquido por 100 e dividir esse valor pelo valor do investimento. 

Índice de margem

O índice de margem é o indicador de rentabilidade responsável por indicar o lucro obtido por uma empresa com base na venda de cada unidade do produto ou serviço executado pela empresa de acordo com sua atividade econômica.

 

É importante ressaltar que o índice de margem pode ser calculado tanto com base na margem de lucro líquido da empresa, obtido através da venda de seu produto ou serviço, quanto baseado na margem de lucro bruto. 

 

O valor do índice de margem com base na lucratividade bruta o índice não leva em consideração os descontos tributários sobre o valor da venda enquanto na lucratividade bruta todos os descontos provenientes de taxação tributárias são levados em consideração e o cálculo é feito com base na diferença de todos os custos envolvidos em sua operação. 

 

Para que se chegue ao resultado do índice de margem de uma empresa deve-se multiplicar o valor lucro obtido por 100, pelo número de unidades do produto que foi vendida ou quantidade de vezes em que o serviço foi contratado.

 

Lembrando que o cálculo deverá ser feito com os valores brutos para cálculo da margem de rentabilidade bruta e líquidos para o cálculo da margem de rentabilidade líquida.

Índice de retorno sobre o capital

O índice de retorno sobre o capital é um indicador de rentabilidade de extrema importância para a atração de novos investidores e é geralmente usado para explicitar aos possíveis novos investidores, sócios e acionistas da empresa qual tem sido seu histórico de rentabilidade indicando o baixo risco de se investir no negócio.

Para realizar o cálculo desse índice de rentabilidade, ao invés de se dividir o lucro líquido da empresa pelo montante investido, o lucro líquido é dividido pelo patrimônio da empresa líquido, indicando com precisão a sua porcentagem de crescimento durante determinado período.

Aprenda mais sobre: Como a assessoria contábil pode ajudar as empresas nas tomadas de decisão importantes?

 

Payback

O payback, como o próprio nome indica, é o indicador de rentabilidade financeira por indicar o tempo estimado de retorno do investimento de um ativo financeiro em um negócio.

 

O payback é calculado através do valor do ativo financeiro inicial de uma empresa sobre o valor médio do seu fluxo de caixa.

 

Dessa forma, o payback irá indicar com precisão o tempo médio no qual um investidor conseguirá obter o lucro que se iguale ao valor investido, necessário para que se recupere o valor do ativo investido em sua empresa.

 

É importante ressaltar que o payback está diretamente ligado à gestão do fluxo de caixa de sua empresa, que deve ser bem administrada para a garantia de seu sucesso.

 

ROI – Retorno sobre o investimento

O ROI – Retorno sobre o investimento de uma empresa é o indicativo de rentabilidade responsável por mensurar o valor total dos rendimentos alcançados com base em todos os ativos investidos.

 

O retorno sobre o investimento é o responsável por mensurar o retorno financeiro de uma empresa sobre determinada operação financeira em específico.

 

O cálculo do ROI é feito através de dois cálculos. O primeiro cálculo é a subtração do ganho obtido em um investimento pelo ativo inicial investido na empresa. 

Em seguida o resultado desse cálculo deverá ser dividido novamente pelo valor do investimento inicial da empresa, indicando o retorno financeiro da empresa com base naquela operação financeira em específico.

Como profissionalizar a gestão de seu negócio no setor alimentício

 

O segmento alimentício vem apresentando excelentes oportunidades de crescimento. Logo, é preciso promover uma boa gestão, a fim de garantir a qualidade do produto ao consumidor final. 

 

Os alimentos e bebidas estão diretamente ligados à cultura de cada país e regiões do mundo. Neste sentido, existem diversas responsabilidades nas quais as empresas do setor alimentício devem lidar diretamente. 

 

A gestão de negócio no setor alimentício, envolve os diferentes aspectos: 

 

  • Lado comercial dos produtos, como pedidos e controle de estoque;
  • Questão financeira, com o gerenciamento de orçamentos, planejamento e cálculo de custos;
  • Lado operacional, com o controle de qualidade e gerenciamento dos equipamentos.

 

Além disso, o controle de custos de alimentos e bebidas também são de crucial importância na gestão de qualquer negócio. 

 

Precisa de ajuda com a gestão de sua empresa, conte com a Bak Contabilidade.

 

Temos como principais valores: a obtenção de resultados para seus clientes, valorização e motivação dos colaboradores e busca frequente pelos melhores processos e uso da tecnologia. Além disso, somos especializados em contabilidade para bares e restaurantes. 

 

Entre em contato conosco e agende uma conversa! Se você deseja ter acesso a mais conteúdos como este, acesse o nosso blog e não deixe de seguir as nossas redes sociais

 

Aproveite e leia também: Tributação de bares e restaurantes: Saiba quais são os impostos em cada regime.

Compartilhe: