Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Bak contabilidade especializada em bares restaurante e escolas
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Manter um funcionário: Saiba quais são os custos de funcionário que uma escola tem

O custo para manter um funcionário para uma instituição de ensino vai além do que o salário pago por seus serviços.

No entanto, apesar desse conhecimento ser um princípio básico que um empregador deve possuir, muitos gestores ainda cometem erros  ao calcular os encargos adicionais que devem ser pagos pela contratação e manutenção de um  profissional, fazendo com que assim as chances de falhas no planejamento financeiro, possam aumentar.

Pensando nisso, a seguir, iremos explicar ao leitor a importância da elaboração de um  relatório de custos e despesas de uma escola, o que permite compreender o real custo para manter um funcionário.

Leia com atenção e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto. ​

Por que é essencial fazer um orçamento antes de contratar um colaborador?

Os setores de RH e de Departamento de Pessoal são os principais setores responsáveis por coordenar as despesas ligadas à gestão de capital humano.

Sendo assim, o custo total vai desde o processo de recrutamento de novos colaboradores, assim como os salários pagos a cada cargo.

Deste modo, é preciso estar atento, para que estas áreas estejam sempre  em conformidade com a legislação trabalhista.

Portanto atenção, é preciso sempre planejar os custos que cada funcionário terá para com a instituição.

Imagine que a sua escola tem como principal objetivo crescer e se desenvolver no mercado. Dessa forma, é preciso saber como as  metas criadas  impactam na contratação ou na necessidade de qualificação dos profissionais.

Além disso, cabe a esses departamentos fazer a projeção de gastos com reajustes anuais de salários, assim como de análise e identificação dos impacto de planos de saúde e odontológico na folha de pagamento, vale-transporte, refeição, dentre outros etc.


Como calcular custo para manter um funcionário para uma escola?

Como o gestor já deve compreender, o custo para manter um funcionário vai além do salário bruto, recebido mensalmente, como já mencionamos.

Isso porque, existem diversos fatores como os dissídios, FGTS, férias e outros direitos e encargos garantidos a todos os funcionarios contratado via regime da  CLT.

Sendo assim, compreender este assunto, possibilitará conhecer melhor a realidade financeira de uma escola e a fazer os cálculos corretos do valor de um colaborador.

Desta forma, vale ressaltar que o valor para manter um funcionário,  também varia de acordo com o regime tributário de cada instituição de ensino.

 

Simples Nacional

O regime Simples Nacional se aplica tanto às microempresas, como também àquelas organizações de pequeno porte.

Muitos empresários buscam por este regime devido o seu recolhimento simplificado e cobrança de alíquotas menores.  Deste modo, o pagamento de seus tributos acontece por meio de uma guia única.

Desta forma, caso a  sua escola esteja enquadrada neste regime, uma vez que encaixa nas empresas do anexo I, II e III, serão os custos atrelados a manutenção de um funcionário:

8% de FGTS mais 8% do FGTS anual;
Férias;
1/3 de férias;
13º salário;
Provisão mensal, que soma as férias ao 1/3 delas mais 13º salário e 8% do FGTS anual, dividindo o total por 12.


Lucro Presumido ou Real

Enquanto o Lucro Presumido realiza a apuração  do IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). Tendo como base o cálculo de uma margem de lucro previamente  estipulada pela Receita Federal.

Já no Lucro Real, o cálculo do IRPJ e da CSLL é feito sobre a apuração do lucro total, isso  inclui adições, exclusões e compensações.

Deste modo, o cálculo dos custos para manter um funcionário terá uma base similar às empresas enquadradas no anexo IV do Simples Nacional.

Sendo assim, em vez de pagar 8% sobre o INSS, será preciso recolher 20%, além disso também será preciso recolher férias, 13º salário e outros elementos citados ao longo deste conteúdo.

O gestor de uma escola, também precisará pagar a alíquota RAT, que varia de 1% a 3%, que cobrirá possíveis acidentes de trabalho.

Para as empresas, enquadradas nos regimes Lucro Presumido ou Real, além desses valores ainda é preciso estar atento à Alíquota de Terceiros. Isso porque, ela é usada para financiar diversos programas governamentais, como por exemplo SESC, SESI e SENAI.

Como o leitor pode perceber ao longo de nosso artigo, o custo para manter um funcionário para uma escola é composto por uma série de impostos e taxas.

Logo se faz necessário contar com apoio de um serviço contábil especializado!

 

Conte com a Bak Contabilidade!

Ainda sobre a gestão financeira, precisamos destacar que outros pontos são igualmente importantes.

Alguns exemplos é a utilização de sistemas de pagamentos, que além de trazer mais segurança, garantem mais precisão das receitas geradas.
Quer saber mais sobre o assunto? Então entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

A BAK Contabilidade em Tatuapé deseja ter clientes que possam se relacionar com eles, para que nos vejam como parte da solução do problema, que nos pergunte qual a melhor decisão a ser tomada, como operacionalizar as ideias e tomadas de decisão.
Queremos ser uma peça do crescimento e não um custo necessário.

Sendo assim, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos te ajudar!
Não se esqueça também de seguir as nossas redes sociais e de acessar o nosso blog para acompanhar outros conteúdos!

Todas as decisões influenciam nos lucros da sua empresa.
Vamos tomar um café e conversar sobre como promover mudanças positivas na sua empresa. Será um prazer atender você.