Planejamento contábil para bares e restaurantes: entenda a importância

Empreender no ramo alimentício pode ser uma ótima alternativa para quem entende as necessidades deste segmento. 

 

Porém, um dos elementos que podem comprometer o sucesso do seu bar ou restaurante é a forma como irá administrar os recursos disponíveis. Pois a falta de conhecimentos sobre  os processos contábeis e a legislação tributária com certeza irão dificultar o caminho para o sucesso. 

 

Dessa forma, é fundamental entender o que é o planejamento contábil para bares e restaurantes e qual é a sua importância. Vamos lá? 

 

Você vai gostar de: 6 passos para a retomada das empresas no pós-crise.

 

O que é planejamento contábil? 

O planejamento contábil se trata de uma série de ações voltadas para o cumprimento da legislação contábil. Neste planejamento são aplicadas técnicas e metodologias de monitoramento e registro das operações financeiras, a fim de realizar um planejamento mais assertivo e estratégico. 

 

Este serviço tem como finalidade principal encontrar maneiras de reduzir os gastos internos e fiscais da empresa. Buscando, dessa forma, regular o orçamento da empresa e assim garantir maior controle financeiro. 

 

O serviço surgiu devido a falta de planejamento e orçamento empresarial em muitas empresas e se tornou indispensável para aqueles gestores que apresentam dificuldades em controlar o orçamento e as operações financeiras. 

Por que o planejamento contábil é importante para bares e restaurantes? 

O planejamento contábil é extremamente importante para bares e restaurantes, pois fomenta no estabelecimento boas práticas no que tange a gestão empresarial. Isso porque, é capaz de otimizar processos internos, oferecer orientação em momentos de tomadas de decisão e ainda calcula encargos referentes à folha de pagamentos. 

 

Além disso, o bar ou restaurante que adota o planejamento contábil possui maior facilidade de proteger o seu negócio contra sanções contábeis, fiscais e trabalhistas. Visto que, ao se planejar tem uma visão mais realista do negócio. Sendo capaz de identificar fatores de risco que podem originar irregularidades, ingerências, desperdícios e gargalos internos. 

 

A partir do planejamento contábil o bar ou restaurante consegue melhorar procedimentos internos como a emissão de notas fiscais, registros  do estoque e fluxo de caixa. Contudo, o planejamento contábil deve ser feito com o apoio de um especialista para que seja efetivo.

 

Quais são os benefícios do planejamento contábil para bares e restaurantes? 

O principal benefício oferecido pelo planejamento contábil para a bares e restaurantes é a melhora do desempenho administrativo da empresa, visto que com isso, ela é capaz de realizar as operações contábeis com mais agilidade e menos erros. Confira a seguir algumas vantagens do planejamento contábil:

 

Conformidade com a legislação

Sabemos que o sistema tributário brasileiro é um dos mais complexos e caros do mundo. Dessa forma, adequar as rotinas do negócio a atenção e custos que este sistema demanda não é uma tarefa simples. 

 

Por isso, ter a orientação de um profissional da contabilidade para ajudar a lidar com esses impostos e realizar a operação de acordo com o que está previsto nas leis é uma vantagem e tanto para o seu bar ou restaurante

Mais controle financeiro 

Conforme dito anteriormente, o planejamento contábil analisa as informações a respeito do comportamento e circulação dos recursos financeiros da empresa. Assim, o dono do bar ou restaurante tem fácil acesso a dados sobre investimentos, contas, fluxo de caixa, custos e funcionamento.

 

Informações caras para entender quais produtos oferecem mais retorno financeiro e em quais pontos há indícios de desperdícios. 

Elaboração de estratégias

A partir de informações sobre o bar ou restaurante, é possível criar estratégias inteligentes para a elaboração de um planejamento contábil que seja exatamente o que a empresa mais precisa  e que crie soluções sob medida para redução de custos

Quais são as etapas do planejamento contábil para bares e restaurantes? 

Mas afinal, como o planejamento contábil é elaborado? A forma como ele será feito pode varia de acordo com negócio, entretanto,  para bares e restaurantes ele acontece seguindo essas 5 etapas: 

 

  1. Estabelecimento de metas;
  2. Organização de documentos;
  3. Controle de contas a pagar;
  4. Elaboração de calendário de taxas e tributos;
  5. Monitoramento de resultados. 

 

Agora é só iniciar o seu processo! Então conheça a Bak ContabilidadeNossa missão é ser uma verdadeira ferramenta de tomada de decisão, capaz de proporcionar soluções contábeis e desenvolvimento financeiro para os nossos clientes.

 

Quer saber mais sobre planejamento contábil para bares e restaurantes? Entre em contato conosco e agende uma conversa! 

 

Para ter acesso a mais artigos como este acesse o nosso blog e não deixe de seguir as nossas redes sociais

 

Leia em seguida: Tudo o que você precisa saber sobre recuperação tributária para Restaurantes

 

 

Compartilhe: