Planejamento Contábil em São Paulo: Conheça a Bak

Sabemos que as leis tributárias e jurídicas mudam de tempos em tempos, por isso, é fundamental que a contabilidade da sua empresa esteja ciente dessas mudanças. 

 

Apesar do planejamento contábil ser algo que deve ser elaborado desde o início do empreendimento, é preciso revisá-lo de tempos em tempos. Para que as práticas do dia a dia não se tornem obsoletas e venham a prejudicar o negócio. 

 

Porém o planejamento empresarial deve ser feito com cuidado e atenção, dessa forma, buscar orientação de profissionais especializados no assunto é a melhor alternativa para atualizar as demandas contábeis da sua empresa. 

 

Aproveite este conteúdo e veja como o planejamento contábil pode ajudar a sua empresa em São Paulo

 

Aproveite e leia também: Planejamento financeiro na retomada: 6 dicas para preparar sua empresa

O que é planejamento contábil? 

A principal função do planejamento contábil é auxiliar no controle interno de operações fiscais e financeiras de uma empresa. Geralmente este serviços é realizado de forma terceirizada, ou seja, por uma empresa contratada. 

 

O planejamento pode ser feito através da estruturação minuciosa das atividades, levando em consideração objetivos organizacionais, fazendo a aferição de resultados e os comparando com as metas traçadas. 

 

Dessa forma, a finalidade do planejamento contábil é ajudar no controle financeiro e regular os gastos de forma que a empresa não ultrapasse o limite de orçamento. Contudo, nem sempre as empresas conseguem levar o planejamento adiante, o que pode impactar negativamente na saúde financeira do negócio.

A importância do planejamento contábil? 

Contar com um planejamento contábil pode facilitar bastante as rotinas administrativas. Pois por meio do mesmo, o empresário terá acesso a informações privilegiadas que irão servir de base para que as tomadas de decisões sejam mais inteligentes.

 

Quando uma empresa segue à risca o planejamento contábil, ela ganha responsividade em relação às intercorrências que podem acontecer, além de enxergar possibilidades para o futuro.

 

 Para entender melhor a indústria de celulose, são necessários pelo menos 7 anos para ter uma floresta e de 3 a 5 anos para planejar, projetar e construir uma fábrica. 

 

Sendo a finalidade a produção de papel,é preciso que os gestores criem um plano de longo prazo para que se de fato consiga atingir o objetivo final. 

 

O que irá demandar um conhecimento detalhado de finanças para que o projeto se sustente por um período tão longo. Por isso, além da continuidade do projeto o planejamento contábil garante inúmeras vantagens para a gestão financeira empresa: 

 

  • Maior controle econômico e financeiro da empresa;
  • Facilita o acesso a linhas de crédito;
  • Prova aos sócios a verdadeira situação patrimonial;
  • Demonstra com facilidade os resultados obtidos num determinado período;
  • Demonstra a origem e onde estão sendo aplicados os recursos;
  • Dá subsídios para o balanço patrimonial.

 

Agora que você sabe o que é e a importância do planejamento contábil veja a seguir como ocorre a elaboração do mesmo. 

 

Veja no blog: Ponto de equilíbrio financeiro, econômico e contábil: o que é e como calcular

 

Como elaborar um planejamento contábil? 

Nem todo planejamento é igual, apesar de existirem similaridades, o planejamento contábil deve ser elaborado de acordo com o segmento de atuação de cada empresa. 

 

Apesar disso, existem alguns elementos que não podem estar de fora de um bom planejamento, veja abaixo: 

Metas 

Ao criar o planejamento contábil é preciso estabelecer algumas metas, elas farão com que aos poucos pequenas etapas sejam concluídas para que assim o projeto maior seja concluído de forma gradual. 

 

Para conseguir cumprir com o que foi estabelecido defina prioridades, ferramentas e procedimentos para alcançá-las.

Organize os documentos  

Não deixe de  registrar todas as movimentações financeiras, como lançamentos, balancetes, fluxo de caixa, entre outros detalhes. Depois crie um sistema de organização e isso facilitará o acesso às informações quando solicitadas. 

Controle de contas a pagar e a receber 

Com o controle sobre as contas a pagar e a receber, o gestor é capaz de ter uma visão global e realista de toda a situação financeira da empresa, possibilitando análises históricas e prospectivas. 

Calendário de tributos 

Estar ciente das datas e épocas de pagamento de todas as obrigações tributárias, ajuda o empreendedor a não atrasar no pagamento de impostos. Evitando que a companhia sofra com penalidade e contração de multas. 

Análise de resultados  

Conforme dito anteriormente, uma das etapas do planejamento contábil é a comparação de resultados obtidos com metas estipuladas. Assim a estratégia é avaliada em para mensurar a evolução e promover ajustes no planejamento. 

Conheça a Bak Contabilidade 

A Bak Contabilidade  é uma contabilidade com anos de experiência, nossa missão é proporcionar serviços de alta qualidade com o objetivo de favorecer o crescimento e o desenvolvimento dos nossos clientes. 

 

Fazendo com que os empreendedores parceiros consigam alcançar mais lucratividade e rentabilidade, por meio de serviços contábeis especializados como:

  • Planejamento Tributário; 
  • Recuperação Tributária; 
  • Assessoria Contábil;
  • Assessoria Fiscal. 

 

Nossa sede localizada no Tatuapé, na cidade de São Paulo é de fácil localização, entre em contato conosco e agende uma visita! Se gostou deste artigo e deseja ver mais acesse o nosso blog e não se esqueça de seguir as nossas redes sociais

 

Leia em seguida: Bak Contabilidade: Saiba a importância de contar com uma Contabilidade como parceira.

 

Compartilhe: