A eclosão da pandemia provocada pela Covid-19 motivou um crescimento nos meios de comércio digitais em 2020.
O lockdown, que obrigava o distanciamento social com recomendação para as pessoas evitarem sair de casa, transformou as compras pela internet em um novo e constante hábito de consumo.
De acordo com dados do Criteo, em sua pesquisa “Economia de distanciamento social 2020”, cerca de 67% dos consumidores descobriram, ao menos, uma nova forma de compra para fazer durante o “novo normal”.
Mesmo com o retorno do funcionamento presencial das lojas e centros comerciais, o hábito de compra on-line já está mais que instaurado e representa um dos principais meios de comercialização.
Sendo assim, enxerga-se a entrada no e-commerce como extremamente vantajosa e benéfica.
Leia este conteúdo e veja as dicas que separamos para você entender melhor como funciona a tributação no e-commerce. Vamos lá?
Entenda mais: Assessoria Contábil: entenda como a BAK atua para o sucesso do seu negócio.
As vantagens de montar um e-commerce
Vivemos em pleno curso da Revolução Digital.
Isso é o que dizem os principais especialistas que estudam essa nova era. Este advento tecnológico vem transformando o mundo de modo que se assemelha ao acontecimento da Revolução Industrial.
As empresas que não seguem esse passo perdem a dança com a oportunidade de ver seu negócio faturar dentro de um universo que traz mais vantagens financeiras, de segmentação, velocidade, dinamismo, escala e alcance.
A internet conecta todo o mundo ao quebrar as barreiras impostas pela distância territorial.
Confira quais são as principais vantagens de montar um e-commerce:
Mais praticidade aos clientes;
Facilidade na criação de anúncios;
Possibilidade de acompanhar os resultados;
Facilidade para monitorar os consumidores;
Possibilidade de funcionamento 24/7;
Integração com outros canais;
Mais informações sobre o produto;
Dentre outros.
Como as empresas do e-commerce são tributadas
A melhor maneira de entender as especificidades que giram em torno do e-commerce é por meio da contratação de um serviço de contabilidade especializada.
Desta forma, a tributação no e-commerce gira em torno das seguintes taxas:
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ);
Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
Programa de Integração Social (PIS/PASEP);
Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Os impostos específicos que recaem sobre o e-commerce depende de algumas variáveis, como os produtos que são vendidos. Também é importante entender qual o regime tributário específico para a estrutura do seu negócio. Tudo isso impacta na forma de pagamento e nas alíquotas cobradas.
Como funciona a tributação no setor de e-commerce?
Agora que o leitor já compreende melhor este assunto vamos apresentar quais são as três modalidades que podem ser escolhida por quem trabalha com e-commerce:
MEI
A opção MEI é uma das opções mais adotadas no Brasil. Hoje cerca de 11 milhões de empresários se enquadram nesta alternativa.
Isso porque, esta é uma opção com a cobrança de menores impostos, mas que possui um limite de faturamento mais baixo, se comparado com as demais naturezas.
Dessa forma, os impostos específicos na tributação de ecommerce para quem é MEI, partem do recolhimento de uma única guia a DAS que reúne as cobranças do ISS, ICMS e INS.
Simples Nacional
O Simples Nacional é o regime tributário ideal para pequenas e médias empresas que podem faturar anualmente até R$4,8 milhões.
Como o próprio nome já diz este enquadramento possui uma tributação para e-commerce simplificada,tendo que o empresário se ater ao pagamento de impostos específicos como: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, INSS, ICMS e ISS.
Lucro Presumido
Já na opção Lucro Presumido, o empresário poderá apresentar um faturamento anual de até R$78 milhões.
Como indicado pela Receita Federal o lucro das empresas optantes irá determinar como será feita a base de cálculo do IRPJ e da CSLL.
Conte com a ajuda de uma contabilidade especializada
O auxílio de uma contabilidade é muito importante para o sucesso financeiro de uma empresa de e-commerce. Isso porque a assessoria contábil se destinará exclusivamente a entender, planejar e operar em toda área tributária do negócio.
Estes benefícios são ainda melhores e mais exclusivos se você contar com uma contabilidade especializada. É o que você encontra na BAK.
Organização de documentações e registros;
Capacitação mercadológica dos gestores;
Auxílio na gestão financeira;
Regularização fiscal;
Agilidade e otimização dos processos;
Lidar com menos burocracias.
Agora você sabe de diversas vantagens que sua empresa pode obter com nossa assessoria contábil, é hora de dar o próximo passo e trazer essa solução para dentro do seu negócio!
Entre em contato com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.
Consulte também nossos demais serviços de contabilidade, cheque nossas redes sociais para saber mais sobre nossas novidades e confira o nosso blog.