As empresas brasileiras dos mais diversos ramos compartilham um desafio em comum: se manter em dia com as suas obrigações fiscais. Nesse momento, é importante que empresários possam contar com o suporte de um planejamento tributário, especialmente se tratando de bares e restaurantes.
Isso porque, após abrir um bar ou restaurante, é necessário buscar cumprir com todas as suas obrigações. Caso contrário, será possível sofrer autuações, que podem comprometer o desenvolvimento de um negócio.
Contudo, muitos não sabem que manter um restaurante ou bar em dia com as obrigações fiscais pode ser uma tarefa simples.
É de fundamental importância contar com o apoio de um planejamento tributário para bares e restaurantes. Estamos falando de uma ferramenta que traz consigo uma série de vantagens tributárias.
O que você acha de compreender melhor como elaborar um planejamento tributário e, assim, garantir a segurança fiscal de um negócio? Acompanhe o nosso artigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!
O que é o planejamento tributário para bares e restaurantes?
O planejamento tributário é uma ferramenta de gestão cujo intuito é reduzir a carga tributária que incide sobre as operações de uma empresa. Para se ter noção, em 2022 o brasileiro pagou R$2,9 tri em impostos, 11,5% a mais que o ano anterior, segundo o Impostômetro, painel instalado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em São Paulo-SP.
E essa carga tributária brasileira envolve também a gestão de bares e restaurantes.
Um dos métodos que as empresas possuem para lidar com essa carga de impostos é a chamada elisão fiscal. Ela se apresenta como um conjunto de estudos e estratégias aplicadas em uma empresa, permitindo encontrar formas legais para promover uma economia tributária.
Agora, os gestores à frente de um bar ou restaurante podem ter à sua disposição uma maior economia, abrindo espaço para novos investimentos.
Sendo assim, é imprescindível que o planejamento tributário para bares e restaurantes seja elaborado antes mesmo de abrir um negócio. Afinal de contas, as burocracias tributárias começam a surgir no momento de abertura de um CNPJ.
A sua elaboração compreende, por exemplo, a escolha do melhor enquadramento tributário para um bar ou restaurante. Estamos nos referindo a uma definição que determina o recolhimento dos impostos de um negócio.
Acompanhe a seguir quais são as principais vantagens que acompanham um planejamento tributário para bares e restaurantes. Vamos lá?
Leia também o nosso artigo: Alvarás de Funcionamento para Bares e Restaurantes: conheça os tipos.
Qual a importância de um planejamento tributário para bares e restaurantes?
Após decidir elaborar um planejamento tributário, os gestores à frente de um bar ou restaurante acabam tendo à disposição alguns benefícios, sendo o principal deles a redução dos valores pagos em impostos.
Diante de um cenário econômico tão instável, promover uma maior economia em um negócio é uma excelente estratégia.
Além disso, o planejamento tributário para bares e restaurantes também é responsável por proporcionar segurança tributária para a gestão dos mesmos. Afinal, o seu foco ainda é o de evitar erros fiscais.
Uma empresa, ao não recolher seus impostos corretamente, pode acabar sofrendo autuações e multas pelo Fisco. Isso, consequentemente, resulta em um gasto que não estava previsto, e que impacta diretamente no seu orçamento.
Deste modo, algumas das principais vantagens por trás da elaboração de um planejamento tributário são:
- Economia tributária;
- Aumento da competitividade;
- Correto enquadramento tributário;
- Evita a incidência de autuações e multas;
- Realização de um calendário tributário;
- Aproveitar possíveis benefícios fiscais.
Como elaborar um planejamento tributário para bares e restaurantes?
O primeiro passo para elaborar um planejamento tributário para bares e restaurantes é contar com o suporte de um serviço especializado, como um escritório de contabilidade, com profissionais que dominam o assunto!
Deste modo, eles serão os responsáveis por avaliar a estrutura tributária do negócio, e assim, propor os melhores caminhos para possibilitar a redução dos valores pagos em impostos, de maneira legal.
A atuação de uma contabilidade na elaboração de um planejamento tributário passa por uma série de etapas, sendo as principais:
- Coletar dados da empresa;
- Análise da sua natureza jurídica;
- Estudo do melhor regime tributário;
- Realização de um plano tributário;
- Definição de um cronograma;
- Análise de possíveis cenários;
- Estabelecer objetivos e metas;
- Realização de avaliações periódicas.
Conte com o suporte especializado da BAK Contábil para seu bar e restaurante!
Agora que você já entendeu o que é e qual a importância de um planejamento tributário para bares e restaurantes, que tal contar com uma contabilidade especializada no segmento de bares e restaurantes?
Conte Bak Contabilidade. Nosso objetivo é contribuir para o seu negócio ser rentável e lucrativo!
Entre em contato conosco, e venha descobrir como os nossos serviços podem ajudar você e a sua empresa! Estamos ansiosos para propor soluções assertivas para todas as suas necessidades.
Gostou do nosso artigo? Compartilhe, acesse nosso blog, e não se esqueça de seguir em nossas redes sociais!
Continue a leitura: Fluxo de caixa para bares e restaurantes: como melhorar o capital de giro da empresa.