Estar atento à gestão do seu departamento pessoal é uma das escolhas mais inteligentes para os empreendedores que desejam evitar passivos trabalhistas e tributários em sua gestão.
Isso porque, ao contratar profissionais para atuar na sua empresa existem uma série de obrigações trabalhistas que precisam ser bem administradas para não gerar nenhum passivo.
Mas afinal, quais ações devem ser tomadas para prevenir este tipo de problema? Veja no nosso artigo como fazer a prevenção de passivos trabalhistas e tributários. Vamos lá?
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O que são os passivos trabalhistas e tributários?
O primeiro passo para manter o seu negócio longe deste problema é saber do que se trata com propriedade. Assim você será capaz de entender as medidas aqui recomendadas e aplicá-la da melhor forma possível.
São considerados passivos trabalhistas e tributários a soma das dívidas que tem como origem o não cumprimento das obrigações do empregador. Esses passivos podem ser cobrados tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.
Os passivos trabalhistas e tributários na maior parte do tempo tem como fonte a falta de atenção e cuidado na gestão de pessoas. Essa situação pode gerar mais dívidas e até mesmo litígios judiciais para a organização.
Dicas para a prevenção de passivos trabalhistas e tributários?
A única forma de se prevenir da contração de passivos trabalhistas e tributários é promover uma cultura preventiva em sua organização. Isso significa, elaborar estratégias que possam orientar códigos de conduta para com a as questões trabalhistas.
Dessa forma, é possível orientar melhor as tomadas de decisão, contribuindo para a uma boa tomada de decisões. Além da criação de um relacionamento de confiança e respeito entre funcionários, gestores, administradores e sócios.
Veja a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo na prevenção de passivos trabalhista e tributários:
Conheça a legislação
Conhecimento é tudo, já diz o ditado, por isso, saber exatamente o que está na lei é fundamental para fugir de situações de risco e promover melhor cumprimento das normas tributárias e trabalhistas.
Sabemos que a legislação brasileira passou nos últimos anos por muitas mudanças principalmente , devido à pandemia e ao trabalho remoto. O que fez com que as regras mudassem rapidamente.
Por isso, o departamento pessoal é fundamental, pois será responsabilidade do mesmo está a par de todos os contratos trabalhistas existentes. Uma das maneiras de manter a sua empresa de acordo com a legislação é buscar ajuda especializada.
Aposte em comunicação interna
Muitos passivos trabalhistas surgem da falta de comunicação entre empregador e funcionário. Uma vez que quando as coisas não são ditas de forma clara, podem gerar constrangimentos e sentimentos injustiça.
Dessa forma, ser claro e criar formas eficazes de comunicação é fundamental para evitar fofocas, especulação o que abre espaço para interpretações equivocadas.
Desenvolva uma cultura organizacional
Sua empresa possui uma cultura organizacional? Ou seja, um comportamento, valores e crenças. Isso será fundamental para que as pessoas entendam como a empresa funciona e o que será e o que não será permitido dentro do ambiente corporativo.
Uma cultura organizacional ajuda a deixar claro os valores da empresa, seus objetivos e qual é o papel do funcionário naquele ambiente, facilitando a execução das demandas e promovendo maior produtividade.
Foque na prevenção de assédios morais
O assédio moral é uma das principais causas de aversão e desligamento do ambiente de trabalho.
Por isso, fique atento a situações que podem passar dos limites do respeito e educação. Crie um ambiente organizacional seguro, onde as pessoas possam se expressar com liberdade em caso de desentendimentos.
Acompanhe os riscos do ambiente de trabalho
Muitas situações podem representar riscos no ambiente de trabalho e podem afetar negativamente o funcionário tanto física quanto mentalmente.
Avalie se a sua empresa trabalha com metas agressivas, ou avalia constantemente os funcionários, isso pode criar um ambiente tenso e até mesmo ser entendido como assédio moral.
Outro risco diz respeito às condições de equipamentos, ou desvios de função, os dois casos também podem gerar problemas e se tornarem passivos trabalhistas e tributários.
A BAK Contabilidade em Tatuapé deseja ter clientes que possam se relacionar com eles, para que nos vejam como parte da solução do problema, que nos pergunte qual a melhor decisão a ser tomada, como operacionalizar as ideias e tomadas de decisão. Queremos ser uma peça do crescimento e não um custo necessário, entre em contato.
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