A falta de gestão é um dos principais problemas que motivam o encerramento de empresas no Brasil.
Muito disso se deve à imperícia de empresários na administração financeira, que culmina em uma série de prejuízos e déficits para o negócio.
E um grande fator que pode influenciar Grande parcela dessa culpa encontra-se no sistema tributário, que além de altamente oneroso, é considerado o mais burocrático do mundo.
Levando tudo isso em consideração, deixa de ser imperícia e passa a ser negligência, quando o empresário conhece esses fatores, mas os menospreza. O dono de uma empresa que busca driblar essas adversidades precisa passar um pente fino sobre cada despesa, e isso passa por um eficaz controle de gastos.
Você sabe o que é controle de gastos? Sabe como realizar um? Conhece a importância dessa ferramenta para a gestão financeira da sua empresa? Se não, ou quer entender mais, continue a leitura deste artigo. Vamos lá?!
O que é controle de gastos?
A relevância do controle de gastos ultrapassa os limites da utilidade apenas em empresas e pode ser uma valiosa ferramenta de gestão na casa das famílias brasileiras.
Mas, enquanto não abordamos explicitamente sobre sua importância, por ora, vamos explicar quais são os conceitos dessa estratégia.
O controle de gastos é uma ferramenta de gestão financeira. Em uma empresa, ele busca gerar uma visão ampla das despesas do negócio, de forma que, a partir desse panorama geral, o empresário possa tomar as melhores decisões.
De maneira objetiva, ele é um modelo de estratégia que fará com que a empresa consiga cortar os custos mais dispensáveis e, dessa forma, se aproximar dos louros da lucratividade.
Assim, podemos dizer que essa ferramenta de gestão pode nortear o desenvolvimento financeiro do seu negócio, a partir do controle preciso dos gastos.
Tipos de gastos
Por falar em gastos, dentro dessa ferramenta de controle, ele pode ser dividido em três categorias: custos, despesas e investimentos.
Entender cada um desses tipos faz com que o empresário tenha ainda mais ciência de onde poderá mexer para fazer cortes.
Custos
Esse é um dos mais importantes e que pode ser mais difícil de mexer. Isso porque os custos estão relacionados com os gastos necessários para o funcionamento da empresa, como contratação de funcionários, compra de ferramentas, etc.
Por mais que conseguir reduzir determinado custo pode ser notável financeiramente para o negócio, é necessário ter uma visão macro do corte. Uma vez que ele pode levar à queda de qualidade do produto ou serviço e isso diminuir as vendas.
Despesas
As despesas podem se subdividir em duas categorias:
Despesas fixas;
Despesas variáveis.
A primeira diz respeito àquelas que não se correlacionam com a produção do que sua empresa oferece.
Ou seja, independentemente se você aumentar o número de vendas, ela tende a permanecer a mesma.
São despesas fixas:
Plano de telefone;
Internet;
Salário;
Conta de aluguel;
Impostos fixos;
Taxas bancárias.
Já as despesas variáveis, como o próprio nome já diz, variam conforme sua produção. Em outros termos, isso significa que, enquanto você vende mais, logo terá um gasto maior para cobrir tais saídas.
Conta de água e energia elétrica (dependendo da sua operação, podem ser despesas fixas);
Comissões;
Reembolsos;
Gasolina;
Manutenção de equipamentos;
Pagamento de fornecedores.
Investimentos
Os investimentos são um tipo de custo que trará retorno financeiro maior e mais objetivo em um determinado período de tempo.
Cortar um investimento pode significar uma atenção maior aos gastos de curto prazo, que são os mais urgentes. Entretanto, nunca deixe de investir em seu negócio. Busque maneiras de fazer reduções nessa área apenas quando sua empresa estiver vivendo um momento de austeridade.
Qual a importância do controle de gastos empresariais?
A importância do controle de gastos empresariais aparece principalmente no momento em que você precisa mapear determinados cortes para que a empresa possa atingir um status de crescimento financeiro.
Desconsiderando as complexidades e burocracias envolvendo um empreendimento, o controle de gastos pode ser feito até de maneira pessoal.
Basta, claramente, analisar suas finanças e entender se está gastando muito, por exemplo, em um restaurante, no seu hobbie, ou se alguma parte do seu salário está sendo utilizada para aportes em investimentos.
Então, em tese, essa ferramenta é importante para que você possa enxergar onde estão as áreas de corte financeiro, para desse modo, dar um upgrade no desenvolvimento do seu negócio.
Como elaborar o controle de gastos na sua empresa?
Agora que você já sabe o que é e a importância de elaborar o controle de gastos, chegou a hora de entender como fazer um.
Analise os gastos da sua empresa
Esse passo tem a ver com os tipos de gastos que citamos nas seções anteriores deste texto. Analise cada custo, despesa e investimento e veja onde é possível fazer cortes sem afetar o desenvolvimento e a qualidade do seu negócio. De fato, faça um diagnóstico bem detalhado para facilitar esse processo.
Faça um controle de estoque
O controle de estoque faz com que você tenha noção de qual produto está sendo mais comercializado, e qual está parado dando “teia de aranha” no fundo da gaveta do seu negócio. Assim, você consegue entender quais itens estão dando o real retorno ao investimento feito.
Entenda como está seu fluxo de caixa
Existem diversas ferramentas e softwares que estruturam o fluxo de caixa da sua empresa. Apesar de que haja até mesmo programas gratuitos, você já pode começar por meio de uma planilha.
Essa estruturação mostra todas as receitas e despesas do seu negócio. Desse modo, você tem as informações necessárias para o desenvolvimento da sua empresa.
Priorize o que cortará no controle de gastos
Depois que você tem todas as informações acerca do seu empreendimento, liste o que pode ser priorizado para sofrer cortes ou reduções.
FAÇA OS CORTES!
Essa etapa é auto-sugestiva. Analisou o que pode ser cortado… CORTE! Mas lembre-se, após fazer tais adequações e mudanças, sempre revise para ver se estão gerando o impacto que você planejou. Monitore minuciosamente esses resultados para poder diagnosticar com exatidão o sucesso do controle de gastos elaborado.
Conte com o apoio da BAK para realizar o controle de gastos do seu negócio
Deu para perceber que elaborar o controle de gastos da sua empresa é de extrema importância para reduzir custos e se aproximar de uma gestão financeira capaz de alcançar lucros, certo?
Vender mais e ter um bom faturamento é importante, mas só é possível alcançar a lucratividade, caso as despesas não ultrapassem o valor faturado.
Entender isso pode tornar-se mais fácil quando se tem o apoio de uma contabilidade. E é justamente isso que você pode encontrar nos serviços oferecidos pela BAK.
Nossa assessoria contábil abrange o apoio na gestão do fluxo de caixa, na organização de documentos e notas fiscais, e também pode ajudar a rever a forma com que sua empresa opera, ajudar a cortar gastos e maximizar seu lucro.
Agora você sabe de diversas vantagens que sua empresa pode obter com nossa assessoria contábil, é hora de dar o próximo passo e trazer essa solução para dentro do seu negócio! Entre em contato com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.
Consulte também nossos demais serviços de contabilidade, cheque nossas redes sociais para saber mais sobre nossas novidades e confira o nosso blog, onde você pode encontrar mais artigos sobre empreendedorismo.
Continue a leitura: Controle financeiro empresarial: qual a importância e como gerenciar