Contabilidade digital consultiva: você sabe como pode ajudar sua empresa?

A contabilidade digital consultiva é uma das tendências mais evidentes no segmento de contabilidade. Isso se deve ao fato dela ser o resultado da integração de suas inovações: dos métodos contábeis mais atuais e da tecnologia.

 

Essa junção possibilitou que todos os processos contábeis fossem aprimorados, proporcionando ao empreendedor uma visão mais estratégica do negócio. Um exemplo claro é a otimização dos processos de escrituração por meio da automatização. 

 

Quer saber como essas evoluções podem impactar as rotinas do seu negócio? Então leia este conteúdo e descubra como a contabilidade digital consultiva pode ajudar a sua empresa. Boa leitura!

 

Leia também: Quais são as vantagens de um Software de Gestão Financeira?

O que é contabilidade digital consultiva?

Na contabilidade tradicional o contador é tido como a figura que realiza os cálculos contábeis à mão, sempre rodeado de documentos, como balanços e livro caixa. 

 

Este profissional também é responsável pela elaboração das obrigações acessórias. Antigamente, a contabilidade se limitava apenas a oferecer seus conhecimentos operacionais à empresa.

 

Confira as mudanças trazidas pelos processos contábeis no formato digital. 

 

Aproveite para ler: Planejamento contábil para bares e restaurantes: entenda a importância.

 

Contabilidade digital

Já a contabilidade digital diz respeito ao uso da tecnologia como ferramenta para a promoção de serviços contábeis. 

 

Por meio da utilização de aplicativos, programas de computador e da internet, o contador é capaz de otimizar as tarefas contábeis e os processos que anteriormente eram demorados e feitos mecanicamente. 

 

Outra característica da contabilidade digital é o uso de softwares de inteligência artificial e análise de dados. Tais dados fornecem aos contadores informações mais exatas, o que diminui ou elimina totalmente a possibilidade de erro nos cálculos contábeis.  

Contabilidade consultiva

Com a chegada da contabilidade consultiva os processos mudaram completamente. Diferente do modelo tradicional, este tipo de contabilidade atua quase como uma consultoria, oferecendo ao empresário uma visão mais estratégica do negócio. Há o emprego de um olhar mais analítico sobre os dados contábeis da empresa. 

 

Portanto, a contabilidade consultiva tem a função de manter o empresário/empreendedor informado a respeito da gestão contábil e do que é mais relevante para o negócio em questão. 

 

Diante disso, a contabilidade digital consultiva diz respeito à junção da visão analítica promovida pela contabilidade consultiva com o uso da tecnologia e otimização de processos. 

Por que adotar a contabilidade digital consultiva? 

A contabilidade digital consultiva permite que as demandas contábeis sejam atendidas de acordo com as necessidades de cada negócio. 

 

Para tanto, é adotado o uso de ferramentas tecnológicas, como módulos de ERP’s, softwares que promovem a integração de dados entre diferentes sistemas e aplicativos como o Trello para a organização de tarefas. 

 

Os sistemas criados para o gerenciamento de notas fiscais, como o Coleta XML, também podem ser utilizados a fim de otimizar esta rotina. 

 

Dessa forma, a contabilidade digital consultiva está intimamente ligada à capacidade de obter dados relevantes e se utilizar das facilidade tecnológicas para amparar os processos analíticos.

 

Assim, o principal objetivo deste tipo de contabilidade é tornar os processos mais ágeis e seguros, além de trazer mais praticidade para o dia a dia. Isso é possível porque os processos e a entrega de documentos podem ser feitas de maneira online.

Quais são as vantagens da contabilidade digital consultiva? 

Ao optar por serviços de contabilidade digital consultiva a empresa pode usufruir de uma série de vantagens. 

 

Confira abaixo quais são: 

 

  • Diminuição da barreira entre contador e empresa;
  • Redução dos gastos;
  • Otimização do tempo de entrega dos serviços;
  • Planejamento estratégico;
  • Aprimoramento da comunicação, que passa a acontecer em tempo real entre a empresa e o escritório de contabilidade;
  • Utilização mais eficiente dos recursos;
  • Redução das chances de falhas na execução dos serviços contábeis;
  • Atendimento das legislações de maneira mais precisa e eficiente.

Como migrar para a contabilidade digital consultiva?

Migrar para uma contabilidade digital consultiva não tem segredo, basta entrar em contato com a equipe da Bak Contabilidade

 

Com profissionais capacitados e altamente experientes, estamos preparados para oferecer todo o conhecimento contábil que a sua empresa precisa para se desenvolver. 

 

Nosso objetivo é ajudar empreendedores a tornar e manter seu negócio rentável e lucrativo. Tudo isso é possível por meio da Contabilidade Digital Consultiva.

 

Confira abaixo alguns dos nossos serviços:

 

  • Encerramento e abertura de empresas;
  • Elaboração de folhas de pagamentos;
  • Elaboração de declarações, balanços e registro contábeis; 
  • Consolidação de demonstrações contábeis;
  • Emissão digital de livros contábeis;
  • Atendimento às obrigações vinculadas ao SEPD (Escrituração Contábil Digital). 

 

A Bak Contabilidade tem como principais valores: a obtenção de resultados para seus clientes, valorização e motivação dos colaboradores e busca frequente pelos melhores processos e uso da tecnologia. 

 

Entre em contato conosco e agende uma conversa! Se você deseja ter acesso a mais conteúdos como este, acesse o nosso blog e não deixe de seguir as nossas redes sociais

 

Aproveite e leia também: Como fazer um planejamento estratégico: ferramentas e passo a passo.

Compartilhe: