Uma gestão financeira eficiente, que permite a você ter total controle de todos os aspectos desse setor em seu negócio, depende da compreensão e da clareza acerca do que são as despesas fixas e variáveis.
Entender as diferenças desses dois modelos de despesas ajuda na realização de várias estratégias empresariais, inclusive, em uma das mais importantes, que é a precificação de produtos ou serviços.
Por mais que você pense que é fácil entender a definição de ambas, existem alguns fatores que podem ser adversos. Assim, utilizamos essa introdução para te perguntar: o salário de um colaborador, que pode variar de acordo com os impostos pagos, ou por conta de uma falta, por exemplo, faz parte das despesas fixas ou variáveis?
A resposta, e tudo o que você precisa saber sobre despesas fixas e variáveis está nesse texto. Então, vamos à leitura?!
A importância das despesas para um negócio
Não tem como uma empresa não ter despesas. Por mais que você queira reduzir ao máximo possível, elas são necessárias para o funcionamento de um negócio. Sem elas seu empreendimento não compra, não paga funcionários, não cresce.
Cortá-las desfreadamente também não é garantia de sucesso. Muito pelo contrário. Reduzir uma despesa sem ao menos ter noção da importância dela para a empresa, pode prejudicar a qualidade de um produto e reduzir as vendas.
Dessa forma, trabalhar com as despesas envolve ter controle sobre elas por meio de uma gestão eficiente. Conhecer cada gasto e como ele afeta o faturamento e, por conseguinte, os lucros da empresa faz parte das características de um empresário que entende o funcionamento financeiro do próprio negócio.
Isso tudo passa pela compreensão das despesas fixas e variáveis, sendo essa primeira, a que iremos explicar agora.
O que são despesas fixas?
As despesas fixas são aquelas que não possuem relação direta com a produção e comercialização das mercadorias ou serviços. Ou seja, se você é dono de uma fábrica de roupas, o gasto que você tem com algo que não impacta diretamente na produção desse item é considerado uma despesa fixa.
Portanto, ainda levando em conta a fábrica de camisas, quando são comercializadas várias, o empresário tem o mesmo custo com funcionários. Mesmo quando há a contração de mais colaboradores, os custos são únicos, não tem a ver diretamente com a produção e venda das mercadorias.
Então, respondendo a pergunta proposta na introdução, um salário de um funcionário, mesmo que haja alguma alteração no valor, faz parte das despesas fixas de uma empresa. Isso porque uma das características desse tipo de gasto é justamente a previsibilidade, o que pode ocorrer com valores salariais.
Exatamente por conta desse fator essas despesas podem ser planejadas e visualizadas com antecedência, e fazer parte de um plano orçamentário.
A seguir, veja outros exemplos para deixar a definição ainda mais clara.
Exemplos de despesas fixas
Folha de pagamento de salários de funcionários (excluindo comissões de vendas e salários de funcionários temporários);
Aluguel de espaço físico;
Impostos fixos;
Contas não flutuantes, como internet, telefonia, etc;
Pagamento de seguros;
Despesas com aluguel de equipamentos, softwares, etc.
O que são despesas variáveis?
Agora que ficou claro para você o que são as despesas fixas, já deve ter entendido o que são as variáveis, né? Mas, continue a leitura para compreender detalhadamente, pois elas precisam ser calculadas corretamente para a prática de estratégias de venda.
Obviamente, elas são as que flutuam de acordo com a comercialização de mercadorias ou serviços. Ou seja, você precisou gastar mais em algo porque vendeu um número maior de determinado produto, pode jogar esse valor na listinha de despesas variáveis.
Essas despesas precisam de uma atenção especial, pois diferentemente das fixas, elas não têm previsibilidade. Assim, precisam ser revistas mensalmente para que haja um controle mais efetivo.
Em algumas situações, cabe uma revisão diária ou semanal, caso algum custo sofra alterações com uma frequência maior. Tente perceber a oscilação da saída dos produtos para verificar se há uma previsibilidade. Há mercadorias que tendem a ser vendidas de acordo com a sazonalidade, por exemplo.
Outro gasto que pode ser considerado como despesa variável, apesar de aparecer entre as fixas, são os custos com água, energia elétrica, telefone e internet. Isso ocorre quando os valores mensais desses gastos variam de acordo com sua produção.
Por exemplo: seu plano de telefone cobra por chamada e esse mês você precisou ligar muito mais vezes, pois fechou um número maior de vendas. Assim, a conta aumentou consideravelmente o valor.
Exemplos de despesas variáveis
Comissão de vendas;
Salário de funcionários temporários, que podem ser contratados conforme a demanda oscila;
Reembolsos;
Manutenção de equipamentos;
Gastos operacionais relacionados à produção, como insumos para fabricação de produtos, funcionamento de equipamentos, e todo tipo de material que sua empresa adquire mais ou menos conforme as vendas subam ou desçam.
Fretes e taxas de entrega;
Combustível para automóveis e outros veículos;
Impostos que incidem sobre a venda de produtos ou serviços.
Conte com a gestão da BAK para um controle eficiente sobre as despesas
A falta de uma gestão estratégica é um dos principais motivos para encerramento de uma empresa no Brasil. Desse modo, conhecer cada gasto da sua empresa detalhadamente faz parte dos pilares de uma administração eficiente. E isso passa por identificar e conhecer as despesas fixas e variáveis.
Elas são imensamente importantes para a efetivação de várias estratégias relacionadas ao valor do produto como na precificação ou até mesmo em uma promoção.
Para que você possa ter domínio sobre as despesas fixas e variáveis da sua empresa e, assim, executar uma gestão com eficácia e eficiência, uma das melhores maneiras é contar com o apoio de uma contabilidade com profissionais qualificados. Justamente o que você encontra na BAK.
Levar os benefícios desse conhecimento para sua empresa passa pela contratação da nossa assessoria contábil!
Entre em contato com um de nossos especialistas e tire suas dúvidas.
Consulte também nossos demais serviços de contabilidade, cheque nossas redes sociais para saber mais sobre nossas novidades e confira o nosso blog, onde você pode encontrar mais artigos sobre empreendedorismo.
Continue a leitura: Controle financeiro empresarial: qual a importância e como gerenciar