Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Planejamento Tributário para Bares e Restaurantes: dicas essenciais para o sucesso [ATUALIZADO]

As empresas brasileiras dos mais diversos ramos compartilham um desafio em comum: se manter em dia com as suas obrigações fiscais. Nesse momento, é importante que empresários possam contar com o suporte de um planejamento tributário, especialmente se tratando de bares e restaurantes.

Isso porque, após abrir um bar ou restaurante, é necessário buscar cumprir com todas as suas obrigações. Caso contrário, será possível sofrer autuações, que podem comprometer o desenvolvimento de um negócio.

Contudo, muitos não sabem que manter um restaurante ou bar em dia com as obrigações fiscais pode ser uma tarefa simples.

É de fundamental importância contar com o apoio de um planejamento tributário para bares e restaurantes. Estamos falando de uma ferramenta que traz consigo uma série de vantagens tributárias.

O que você acha de compreender melhor como elaborar um planejamento tributário e, assim, garantir a segurança fiscal de um negócio? Acompanhe o nosso artigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é o planejamento tributário para bares e restaurantes?

O planejamento tributário é uma ferramenta de gestão cujo intuito é reduzir a carga tributária que incide sobre as operações de uma empresa. Para se ter noção, em 2022 o brasileiro pagou R$2,9 tri em impostos, 11,5% a mais que o ano anterior, segundo o Impostômetro, painel instalado pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) em São Paulo-SP.

E essa carga tributária brasileira envolve também a gestão de bares e restaurantes.

Um dos métodos que as empresas possuem para lidar com essa carga de impostos é a chamada elisão fiscal. Ela se apresenta como um conjunto de estudos e estratégias aplicadas em uma empresa, permitindo encontrar formas legais para promover uma economia tributária.

Agora, os gestores à frente de um bar ou restaurante podem ter à sua disposição uma maior economia, abrindo espaço para novos investimentos.

Sendo assim, é imprescindível que o planejamento tributário para bares e restaurantes seja elaborado antes mesmo de abrir um negócio. Afinal de contas, as burocracias tributárias começam a surgir no momento de abertura de um CNPJ.

A sua elaboração compreende, por exemplo, a escolha do melhor enquadramento tributário para um bar ou restaurante. Estamos nos referindo a uma definição que determina o recolhimento dos impostos de um negócio.

Acompanhe a seguir quais são as principais vantagens que acompanham um planejamento tributário para bares e restaurantes. Vamos lá?

Leia também o nosso artigo: Alvarás de Funcionamento para Bares e Restaurantes: conheça os tipos.

Qual a importância de um planejamento tributário para bares e restaurantes?

Após decidir elaborar um planejamento tributário, os gestores à frente de um bar ou restaurante acabam tendo à disposição alguns benefícios, sendo o principal deles a redução dos valores pagos em impostos.

Diante de um cenário econômico tão instável, promover uma maior economia em um negócio é uma excelente estratégia.

Além disso, o planejamento tributário para bares e restaurantes também é responsável por proporcionar segurança tributária para a gestão dos mesmos. Afinal, o seu foco ainda é o de evitar erros fiscais.

Uma empresa, ao não recolher seus impostos corretamente, pode acabar sofrendo autuações e multas pelo Fisco. Isso, consequentemente, resulta em um gasto que não estava previsto, e que impacta diretamente no seu orçamento.

Deste modo, algumas das principais vantagens por trás da elaboração de um planejamento tributário são:

  • Economia tributária;
  • Aumento da competitividade;
  • Correto enquadramento tributário;
  • Evita a incidência de autuações e multas;
  • Realização de um calendário tributário;
  • Aproveitar possíveis benefícios fiscais.

Como elaborar um planejamento tributário para bares e restaurantes?

O primeiro passo para elaborar um planejamento tributário para bares e restaurantes é contar com o suporte de um serviço especializado, como um escritório de contabilidade, com profissionais que dominam o assunto!

Deste modo, eles serão os responsáveis por avaliar a estrutura tributária do negócio, e assim, propor os melhores caminhos para possibilitar a redução dos valores pagos em impostos, de maneira legal.

A atuação de uma contabilidade na elaboração de um planejamento tributário passa por uma série de etapas, sendo as principais:

  • Coletar dados da empresa;
  • Análise da sua natureza jurídica;
  • Estudo do melhor regime tributário;
  • Realização de um plano tributário;
  • Definição de um cronograma;
  • Análise de possíveis cenários;
  • Estabelecer objetivos e metas;
  • Realização de avaliações periódicas.

Conte com o suporte especializado da BAK Contábil para seu bar e restaurante!

Agora que você já entendeu o que é e qual a importância de um planejamento tributário para bares e restaurantes, que tal contar com uma contabilidade especializada no segmento de bares e restaurantes?

Conte Bak Contabilidade. Nosso objetivo é contribuir para o seu negócio ser rentável e lucrativo!

Entre em contato conosco, e venha descobrir como os nossos serviços podem ajudar você e a sua empresa! Estamos ansiosos para propor soluções assertivas para todas as suas necessidades.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe, acesse nosso blog, e não se esqueça de seguir em nossas redes sociais!

Continue a leitura: Fluxo de caixa para bares e restaurantes: como melhorar o capital de giro da empresa.

https://bakcontabilidade.com.br/contato/

Todas as decisões influenciam nos lucros da sua empresa.
Vamos tomar um café e conversar sobre como promover mudanças positivas na sua empresa. Será um prazer atender você.